Prato pronto de receita de panqueca simples recheada com carne moída e molho de tomate, finalizada com queijo parmesão ralado e salsinha.

Receita de panqueca simples

Receita de panqueca simples: como fazer?

Quem não gosta de uma receita de panqueca simples para salvar o almoço ou o jantar? Afinal, trata-se de um prato que agrada a todos, é superversátil e tem um gostinho de comida caseira. Portanto, se você busca praticidade sem abrir mão do sabor, veio ao lugar certo. Nós, do Caderno do Chef, vamos ensinar todos os segredos para preparar uma massa leve, fininha e que não gruda na frigideira. Além disso, você aprenderá recheios clássicos e dicas infalíveis. Cozinha boa é aquela que resolve a vida, não a que dá trabalho, e essa receita é a prova disso!



Ingredientes da receita (15 porções)

Antes de colocar a mão na massa, vamos separar os ingredientes. A nossa proposta é usar itens simples, que provavelmente você já tem em casa. Para esta receita de panqueca simples, você vai precisar de:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (ou 1 xícara de farinha de trigo e 1 xícara de farinha integral para uma versão mais saudável)
  • 3 xícaras (chá) de leite (se preferir, pode usar leite vegetal, como o de aveia)
  • 2 ovos grandes
  • 3 colheres (sopa) de óleo (pode ser de soja, girassol ou até azeite)
  • 1/2 cebola pequena (este é o segredo para dar um sabor especial à massa, mas é opcional)
  • 1 colher (chá) de sal

Utensílios necessários para preparar

Para colocar essa delícia em prática, você não precisa de nada sofisticado. Utensílios simples e de fácil acesso são suficientes. Anote aí:

  • Liquidificador (para facilitar a vida)
  • Frigideira de fundo antiaderente (a famosa teflon, que todo mundo tem em casa)
  • Concha ou concha pequena para pegar a massa
  • Espátula (de silicone ou aço) para virar as panquecas
  • Pincel culinário ou papel-toalha para untar a frigideira

Modo de preparo passo a passo

Agora, vamos ao que interessa! Siga nosso passo a passo com atenção que o sucesso é garantido.

Como preparar a massa perfeita

No liquidificador, coloque primeiro os líquidos: os ovos, o leite, o óleo e o sal. Adicione também a cebola picada grosseiramente. Isso facilita na hora de bater. Bata tudo por cerca de 1 minuto, até a cebola sumir completamente e a mistura ficar homogênea.

Com o liquidificador ainda ligado, vá adicionando a farinha de trigo aos poucos. A massa não pode ficar muito grossa, parecida com um mingau ralo. Se perceber que ficou muito líquida, acrescente mais uma colher de farinha. Se ficou muito espessa, um pouquinho mais de leite. Deixe bater por mais 1 minuto até incorporar tudo.

Como fazer o recheio tradicional

Enquanto a massa descansa por alguns minutinhos (isso ajuda a glúten a relaxar), prepare um recheio simples. Vamos sugerir um recheio tradicional de carne moída, mas você pode adaptar.

  • Refogue 500g de carne moída em um fio de óleo.
  • Adicione 1 cebola picada, 2 dentes de alho amassados, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto.
  • Deixe cozinhar até a carne ficar soltinha. Se quiser mais molho, adicione uma concha de molho de tomate e deixe apurar.

Como montar e rechear as panquecas

Com a massa e o recheio prontos, partimos para a montagem.

  1. Hora de grelhar: Aqueça a frigideira em fogo médio. Pincele um fio de óleo ou passe um papel-toalha com óleo no fundo. Com uma concha, despeje a massa no centro e gire a frigideira rapidamente para espalhar por todo o fundo.
  2. Ponto certo: Deixe cozinhar até as bordas começarem a soltar e a massa ficar firme e com pequenas bolhas. Com a ajuda da espátula, vire a panqueca e doure o outro lado por apenas alguns segundos. Reserve num prato. Essa quantidade de massa rende cerca de 15 discos.
  3. Recheando: Coloque uma porção do recheio no centro de cada disco, dobre as laterais para dentro e enrole como um charutinho, apertando levemente para fechar.

Tempo de forno e finalização

Disponha as panquecas já recheadas em um refratário. Se desejar, cubra com um molho de tomate caseiro ou molho branco e salpique queijo parmesão ralado por cima. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 10 a 15 minutos, apenas para aquecer e gratinar. Se preferir uma versão mais rápida, pode servir na hora, sem ir ao forno, regadas com um pouco de molho.

Como armazenar e conservar

Sobrou massa ou panqueca já pronta? Não tem problema! A massa crua pode ser armazenada na geladeira por até um dia em um recipiente fechado. As panquecas já assadas e sem recheio duram até 3 dias na geladeira, bem empilhadas e cobertas com filme plástico ou dentro de um pote. Para o congelamento, falaremos a seguir.

Dicas para deixar a panqueca mais saborosa

Uma boa receita de panqueca simples pode se transformar em um prato estrela com alguns pequenos cuidados.

Como evitar massa pesada

A massa pesada geralmente é resultado de excesso de farinha ou falta de bater os ingredientes líquidos primeiro. Siga nossa ordem: líquidos primeiro, farinha aos poucos. Isso evita gruminhos e deixa a massa aerada.

Como acertar o ponto da massa

A textura ideal é a de um creme de leite leve. Pegue um pouco da massa com a colher e incline. Ela deve escorrer suavemente, mas deixando um leve rastro na superfície da massa que está na tigela.

Sugestões de recheios simples

Além da carne moída, as possibilidades são infinitas:

  • Frango desfiado com catupiry: Um clássico dos clássicos.
  • Legumes refogados: Abobrinha, cenoura e berinjela raladas e refogadas.
  • Queijo e presunto: Simples e que agrada as crianças.
  • Espinafre com ricota: Uma opção leve e nutritiva.

Versão doce da receita

Quer uma sobremesa rápida? Para a versão doce, basta acrescentar 1 colher (sopa) de açúcar à massa e uma pitada de essência de baunilha. Depois de prontas, recheie com doce de leite, banana com canela ou sirva apenas com mel e frutas vermelhas.

Como congelar corretamente

receita de panqueca simples é uma grande aliada para a rotina. Para congelar, intercale cada panqueca já assada (sem recheio) com um pedaço de papel manteiga. Isso impede que grudem. Coloque o pacote dentro de um saco plástico próprio para congelamento ou em um pote bem vedado. Assim, você pode congelar por até 3 meses. Na hora de usar, basta rechear e aquecer no forno ou no micro-ondas.

Receita de panqueca simples: variações fáceis

A base que você aprendeu hoje é muito democrática. Conheça algumas variações para você testar em casa.

Panqueca simples com frango

Use o mesmo preparo da massa. Para o recheio, cozinhe peito de frango, desfie e refogue com cebola, alho, milho, ervilha e cheiro-verde. Para deixar mais cremoso, adicione um pouco de requeijão ou creme de leite.

Panqueca simples com carne moída

A sugestão que demos no passo a passo é a mais tradicional. Capriche no refogado e, se quiser um toque especial, adicione azeitonas picadas ao recheio.

Panqueca simples vegetariana

Uma opção deliciosa é refogar cogumelos fatiados com alho-poró e finalizar com espinafre. Outra ideia é usar proteína de soba texturizada (PTS) bem temperada.

Panqueca simples integral

Substitua metade da farinha branca por farinha de trigo integral. Como a farinha integral absorve mais líquido, talvez seja necessário acrescentar um pouco mais de leite para ajustar a textura da massa.

Panqueca simples sem leite

Para quem tem restrição à lactose, a solução é simples: substitua o leite de vaca pela mesma quantidade de água ou por leites vegetais, como leite de amêndoas, aveia ou arroz. O resultado continua excelente.

Perguntas frequentes

Receita de panqueca simples leva fermento?

Não, na versão salgada tradicional para enrolar, não levamos fermento. O fermento é usado em panquecas americanas, que são fofas e servidas em pilhas. A nossa massa é propositalmente mais líquida para resultar em discos finos e maleáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =

Rolar para cima